ATENDIMENTO . COMO FUNCIONA . CADASTRO . MEUS PEDIDOS . MINHAS LISTAS
OUTRAS MATÉRIAS
Passo a passo
Nada vem de graça. É preciso dedicação para acontecerem.
Marco da Cidadania
Um passeio ao museu do Ipiranga
Doses de Pura Sedução
De fama planetária, a paella espanhola é um prato festivo
Turma do bem
Voluntários: vontade de fazer a diferença
1/2 hora para seu corpo
Entre em forma com um programa de exercícios
Além da decepção
Não votei em Lula, mas acreditei nele
100% artesanal
Os charutos da Menendez & Amerino fazem sucesso mundial
Flor que se devora
A alcachofra, para quem adora saboreá-la, em suas mais variadas formas
Trabalho e sombra
No Brooklin se mora como antigamente, mas a região cresce rumo ao futuro
Mural Emporium São Paulo
Traz dicas de lazer, cultura, gastronomia e saúde
Sábado, 25 de outubro de 2014
Revista
Este time trabalha pra você
Alguns atuam nos bastidores. Outros, junto aos clientes. O objetivo é um só: atender bem
Por Paulo Kehdi
Fotos Marcelo Cabral
Edinho Deonizio da Silva.
Encarregado CPD.
Loja: Jurema
O Emporium São Paulo abre suas portas para o público às 7 horas da manhã, diariamente. Menos no Natal e no dia 1º de janeiro. Nessas datas, todos querem ficar com suas famílias, nada mais justo. No dia-a-dia, as portas fecham às 22 horas, quando a capital paulistana já diminui seu passo frenético, preparando-se para o sono tranqüilo, revigorante, essencial para uma nova jornada que se anuncia.

A rotina de uma rede de supermercados é marcada pela busca do atendimento ideal ao cliente e no aprimoramento da qualidade de seus serviços e produtos. E quem ajuda a tornar os objetivos de uma empresa em realidade é, na verdade, o seu bem mais valioso: seu quadro de funcionários. Pessoas com variadas formações, origens e idades, que circulam pelas quatro lojas da rede interagindo com clientes e fornecedores, num universo dinâmico, vivo.

Sheila Ramos
Gerente
Loja:Afonso Braz
Amauri Vilela Mendonça, que trabalha como auxiliar no Centro de Processamento de Dados (CPD) da loja Jurema, é um exemplo de crescimento pessoal dentro do Emporium. Contratado em 1993 como empacotador, ele passou a repositor - responsável pelo abastecimento das gôndolas -, e, agora, cuida da emissão de notas fiscais, cadastramento de produtos e alteração de preços. "O Emporium mudou minha vida. E aqui eu continuo em busca de novos desafios. Sei que dependo só de mim", diz Mendonça.

Edinho Deonizio da Silva, encarregado do CPD, ouve o colega falar. Ele próprio detém uma marca que demonstra uma outra característica dos funcionários da rede. A permanência dentro na empresa. Silva é o funcionário número 1 da casa, tendo sido contratado em dezembro de 1991, quando os primeiros passos estavam sendo dados. "Fiz de tudo aqui. Montei prateleiras, conferia e distribuía produtos. Presenciei e acompanhei o crescimento do Emporium", afirma Deonizio.

Elzira Mendes
Supervisora de caixa
Loja:Afonso Braz
A estrutura hierárquica da empresa é enxuta e simples. E esse é um dos motivos que proporcionam um alto número de promoções. Regras claras. E definição de tarefas idem. Desde o supervisor geral, passando pelos gerentes, subgerentes, encarregados de departamentos, fiscais, balconistas e caixas, até os empacotadores, todos sabem quais são suas funções e, principalmente, que a chave do sucesso, tanto individual como coletivo, se encontra em duas palavras: desempenho e responsabilidade.

Zuleide Pontes da Silva
Operadora de caixa
Loja:Afonso Braz
Sheila dos Santos Ramos, gerente da loja Afonso Braz, fala de sua trajetória. "Entrei em 1998, como balconista de frios. Ajudei no abastecimento de laticínios, derivados e na produção dos produtos com a marca Emporium, como patês e pizzas. Aprendi muita coisa observando e, graças a Deus, acabei sendo promovida". Entre suas tarefas ela destaca o controle de estoque e de validade dos produtos, imprescindíveis para manutenção do padrão de qualidade Emporium.

Deli José Rodrigues
Comprador
Loja:Todas
O lema de que o cliente sempre tem razão poderia ser um mero chavão em estabelecimentos comerciais, mas impera na empresa. Elzira Mendes, supervisora de caixa da Afonso Braz e Marlene Silva, fiscal de caixa da Jurema, são categóricas. "O contato com o cliente é constante. E temos fregueses de todos tipos. Brincalhões, sérios, apressados, minuciosos. Temos que estar preparados para atender a todos. E as operadoras de caixa são treinadas para isso", afirma Elzira. Marlene, que trabalha há doze anos no Emporium, se diverte. "Conheço tanta gente que acho que poderia até ganhar uma eleição para vereadora."

Reginaldo Aguiar
Encarregado dos manobristas
Loja:Afonso Braz
Zuleide Pontes da Silva, operadora de caixa na Afonso Braz, reafirma o que dizem suas colegas. "Nosso trabalho aparentemente é simples, mas temos grandes responsabilidades. Atenção e cordialidade com o cliente são nossos maiores objetivos."

Marlene Silva
Fiscal de Caixa
Loja:Jurema
Os proprietários da rede, Juliano Hannud e Marcos Maluf, contam com um braço direito no gerenciamento de tudo isso: Elenilson Silva Oliveira. Há sete anos no Emporium, ele começou como gerente da loja Jurema e, hoje, é o supervisor geral, tendo as quatro unidades sob sua direção, englobando quase quinhentos funcionários.

"O trabalho em equipe é essencial. A harmonia e a unidade de ideais fazem da rede um excelente local de trabalho. Aqui, todos respeitam para serem respeitados", diz Oliveira.
Deli José Rodrigues, comprador do Emporium São Paulo na CEAGESP (leia reportagem publicada na edição 4 da revista Emporium São Paulo, também disponível no site www.emporiumsaopaulo.com.br), ressalta outro aspecto. "O nível de escolaridade é importante. Mas aqui dentro não é o único fator que pesa. Você prova sua competência na prática. Se exercer bem suas funções, será recompensado."

Elenilson Oliveira
Supervisor Geral
Loja:Todas
E como a ida ao supermercado para muita gente é também sinônimo de lazer, algumas pessoas, quando possível, preferem ir a pé. Afinal de contas, uma boa caminhada, além de agradável faz bem à saúde. Mas se a opção for ir de carro, não se preocupe. É o que garante Reginaldo Aguiar, o Alemão, encarregado dos manobristas da Afonso Braz. "Temos todo o cuidado com o veículo. Fazemos vistorias na entrada e na saída. Segurança é a prioridade nas quatro lojas", explica Aguiar.

Amauri Mendonça
Auxiliar de CPD
Loja:Jurema
Entrevistados separadamente, quando perguntados sobre suas expectativas futuras, todos os personagens desta reportagem expressaram um mesmo sentimento. Querem que o Emporium São Paulo cresça, porque assim também poderão crescer profissionalmente. O projeto de vida desse time de craques se traduz num objetivo comum, que é servir bem aos clientes da rede. Todos os dias do ano.